SABER DAR VALOR É ENTENDER E RESPEITAR E SE POSSÍVEL SEGUIR.

A melhor profissão do mundo: Enfermagem. O título deste blog traduz de forma simbólica o actual paradigma da profissão. Reflete a evolução académica, científica, técnica e humana da classe. Os Enfermeiros não querem ser apelidados de "doutor", pois, orgulhosamente, existe um título que os define e torna únicos: "Enfermeiro".

terça-feira, 15 de março de 2011

AMEBAS PARASITAS DO HOMEM

As amebas são protozoários, podem viver livremente ou parasitando um outro ser vivo e podem viver na água. Algumas amebas são patológicas como a Entamoeba histolytica causadora da amebíase, enquanto outras são inofensivas como a Entamoeba coli que habita o intestino humano e faz parte da flora intestinal do mesmo.Uma das principais característica das amebas são seus pseudópodos, extensões do corpo relacionados a movimentação e a obtenção de alimentos.
Giardia, conhecida também por Giardia lamblia ou Giardia intestinalis, este parasita unicelular, podem provocar distúrbio intestinais cerca de 30 dias após a contaminação.Podemos pegar pela ingestão de água e alimentos contaminados pela água. Algumas pessoas podem ser assimtomáticas e outras podem apresentar alguns sintomas como dores abdominais,  irritabilidade, insônia, diarréia crônica amarelada, perda de peso e talvez deficiência de vitaminas A, D e E.
Ameba ( Entamoeba histolytica) não é tão famosa quanto a Giardia, apesar de manifestar um número muito maior de pessoas e seus sintomas serem mais severos. Assim como a giardia algumas pessoas contaminadas são assintomáticas, os sintomas são desde disenteria aguda com várias evacuações diárias com muco e sangue e cólicas abdominais até um quadro cronico com fezes moles ou pastosas contendo traços de muco e sangue.